Celebra-se a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebra-se também, a passagem da morte de Jesus Cristo para a Vida Eterna. Celebramos nossa passagem do pecado para a glória eterna.
A Penitência é o sacramento do amor de Deus que é misericórdia, que ama os pecadores, que oferece o perdão, que restaura e liberta.
É sinal visível do perdão de Deus, fruto de seu grande amor para com a humanidade. Penitencia é conversão do coração, é mudança de vida no que ela tem de mais profundo.
A história do mal contada a nós pela Bíblia (assassinato de Abel, opressão dos hebreus, franqueza de Davi, perdão de Jesus à Madalena pecadora…) está presente na nossa história de hoje.
Quando mergulhamos em nossas dificuldades, temos condições de nos levantar e crescer diante dos irmãos e diante de Deus.
Os profetas gritam as transgressões de seu povo. Revelam-se sentinelas que denunciam as injustiças despercebidas, as situações de pecado que as estruturas escondem.
No sacramento da Reconciliação, somos convidados a celebrar as tensões, os conflitos, as transgressões. Este sacramento deve ser vivido através de momentos fortes, ricos da graça de Deus.
O principal do sacramento da Reconciliação é o amor incondicional de Deus pelo homem. O ponto alto da celebração do perdão é este amor divino gratuito e presente.
É Cristo quem perdoa os nossos pecados. A Igreja leva adiante esta missão, através do sacerdote e da comunidade.
A Eucaristia que é o Corpo e Sangue de Cristo que alimenta plenamente a nossa vida. Sem nos alimentarmos de Cristo, ficamos fracos e sem ânimo para trabalhar como Jesus, viver a fraternidade, lutar por um mundo de mais justiça. Por isso, que a Eucaristia acontece na comunhão dos irmãos, sinal da participação nas lutas, na dor, na divisão dos bens.
A Eucaristia é a presença de Jesus em nosso meio. É o alimento que nos dá vida nova. É o sacramento da partilha e da fraternidade.
Os evangelistas são: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.
As cartas de São Paulo são: carta aos Romanos, 1 e 2 cartas aos Coríntios, carta aos Gálatas, carta aos Efésios, carta aos Filipenses, carta Colossenses, 1 e 2 cartas aos Tessalonicenses, 1 e 2 cartas a Timóteo, carta a Tito, carta a Filemon, carta aos Hebreus.
As cartas Católicas são: Tiago, 1 e 2 Cartas de São Pedro, 1, 2 e 3 Cartas de São João, Carta de São Judas.
13/12/2025 (sábado): último encontro da catequese em 2025 → reflexão sobre a pergunta «o que cada um de nós tem a ver com Jesus Cristo?»
24/01/2026 (sábado): primeiro encontro da catequese em 2026 → preparação para o retiro e vamos responder à pergunta «o que cada um de nós tem a ver com Jesus Cristo?»
31/01/2026 (sábado): último encontro da catequese antes do retiro
01/02/2026 (Domingo): retiro
28/02/2026 (sábado): vigília
01/03/2026 (Domingo): Primeira Eucaristia