Falsos dilemas cristãos

13/02/2026

Acorda, ó homem; toma consciência da dignidade de tua natureza. Recorda-te de teres sido feito à imagem de Deus que, embora corrompida em Adão, foi recriada em Cristo. Portanto, usa de modo justo das criaturas visíveis, como gozas da terra, do mar, do céu, do ar, das fontes, dos rios e tudo quanto neles achas de belo e de admirável. Por tudo dá louvor e glória ao Criador! ( s. Leão Magno)

O cristianismo caricaturizado costuma fazer muito barilho quando se trata de aborto, bioética, teoria queer, guerra cultural, “conquista de almas” e coisas deste tipo, lá na sua essência o cristianismo tem mais a ver com a defesa do meio ambiente, da ocupação dos espaços de maneira justa, da distribuição de renda, justiça social, etc, enfim, tudo o que cabe em “usar de modo justo das criaturas visíveis” como escreveu Leão Magno.

Não é que a bioética e as pautas dos costumes devam ser ignoradas, mas se fosse por critérios - verdadeiramente - cristãos, brigar pela definição do que é ou não é uma família1), por exemplo, deveria vir muito depois de acabar com o garimpo na Amazônia, com a escala 6×1 ou diminuir drasticamente o déficit habitacional no país.

imagem abstrata colorida

«Aquilo que se vê é temporário, como diz o Apóstolo, quanto ao que não se vê, é eterno» (idem), mas seja o que for que seja (para ficar no exemplo) uma fmaília, ela precisa de um ambiente saudável, um lugar para morar, empregos dignos e esse tipo de coisas que passam longe daquilo pelo qual o cristianismo de rede social se interessa hoje em dia. É necessário seguir Jesus em meio a qualquer adversidade em todo o caso, mas com menos adversidades como essas, na maioria das vezes causadas pela ganância, o enfrentamento delas não precisa disputar tanta atenção com o seguimento de Cristo.

A imagem é de Jane Boyd & ECE Workshops na Unsplash



2025/12/21 01:28 · Marcelo

Teologia experimental

1)
que no céu talvez nem exista tal como a conhecemos, a julgar por Mateus 22, 31