Orações Diárias*



Sobre*


1.

A Liturgia das Horas é uma oração composta de vários elementos que se organizam em função dos salmos, e às vezes alguns cânticos do antigo testamento e do novo testamento que são contados como salmos também. A oração da manhã na Liturgia das Horas se chama Laudes, e a do fim da tarde, Vésperas. Eu vinha rezando só os salmos pela manhã e por isso vinha chamando isso de "oração baseada nas Laudes", porque ela tem coisas além dos salmos. Pela tarde eu vinha rezando as Vésperas integralmente. Veio o fim do ano, compromissos, muitas coisas, e tive que podar um pouco nas Vésperas, transformando-as em orações baseadas nas Vésperas. Aí eu fiquei doente e não deu pra fazer mais nada.

Então, agora as orações da manhã e a da tarde são baseadas nas Laudes e nas Vésperas, com os seguintes poréns: nas Laudes a Liturgia das Horas propõe dois salmos e um cântico do Antigo Testamento, mas como eu não tenho acesso fácil ao AT de manhã, eu troco esse cântico pelo salmo 94/95 (e se esse salmo já estivel entre os salmos do dia, vou usar um terceiro); à tarde será o que está proposto para as Vésperas, quer dizer, dois salmos e um cântico do Novo Testamento, que eu tenho acesso mais fácil a qualquer hora.

A partir do segundo Domingo da Páscoa, em vez de uma oração no início e outra no fim do dia, será só uma no início do dia. Como eu continuo sem acesso fácil ao AT, onde estão os cânticos das Laudes nas quais se baseiam as orações no início do dia, o cântico vai ser o das Vésperas (apesar de ela ser uma oração da tarde, mas é o que temos por enquanto), além dessas alterações. Pra converter o áudio em m4a pra mp4 eu estou usando o converter.app, que eu não sei nem de onde veio nem para onde vai, mas parece ser confiável. Estou postando o áudio no tumblr e no proton drive (nos links embaixo do título), e também às vezes no github, no mastodon, no libranet.de ou no open.audio, dependendo do que estiver funcionando ou não (em qualquer caso, também vai estar sempre no proton drive). O áudio das orações está no Infosec.exchange, e a oração diária, no Infosec.press que são, respectivamente, uma rede social e uma plataforma de blogs do fediverso.


2.

Se você quiser saber mais sobre a Liturgia das Horas, tem um artigo na Wikipedia muito bom. Caso você não queira depender de mim para rezar junto, você pode comprar o livro da Liturgia das Horas, que na verdade são quatro livros e todos são caros, mas há também a versão abreviada (que continua se chamando "breviário" como era antigamente) que é caro também, mas pelo menos é um só. Esse é o livro que eu uso, e se você for comprar esse, sugiro que dê uma olhada no ano da edição e procure comprar a mais recente possível (o meu é de 1994 e falta um monte de memórias dos santos).

O que falta no livro eu consulto no app iLiturgia, que quando eu baixei era de graça, mas acho que agora é pago. Quando eu baixei, era um app de oração meio obscuro, mas agora ele tem a chancela da CNBB. É mais barato que os livros em todo caso, e acho que tem tudo o que está na versão impressa.

No site Liturgia.pt, que eu acho que é da conferência episcopal portuguesa, tem o texto integral da Liturgia das Horas em português europeu. Embora esteja tudo em PDF, dá pra usar como uma versão digital da Liturgia das Horas, e eles também tem um app muito bom, além de uma lista de links ótima.


3.

Eu tenho uma ligação afetiva com essas orações por causa da minha adolescência, e voltei a rezá-las em uma fase crítica da minha vida, um período no qual elas foram um instrumento de Deus fundamental para manter a minha fé e, em determinados momentos, a minha sanidade mental também.

Eu vinha rezando essas orações com uma má vontade enorme, aí sugeri para um coordenador da paróquia da região onde eu moro organizar, pelo menos alguns dias, um momento de oração da Liturgia das Horas na comunidade próxima da minha casa, como uma estratégia contra aquela má vontade (sem mencionar que era uma estratégia, no entanto), mas ele não comprou a ideia. Então eu decidi tentar disponibilizar essas orações na internet tanto como uma estratégia alternativa, quanto na expectativa de que sejam úteis para alguém rezar também enquanto estivesse vagando pela Internet (embora eu sugira que além disso você acompanhe a vida de oração da paróquia na região onde você mora).


4.

Essas orações, que começaram como a recitação da Liturgia das Horas (ou melhor, das Laudes e das Vésperas da Liturgia das Horas), foram, e ainda são, motivadas principalmente pelas várias camadas de relações que eu fui estabelecendo com esta oração. Como está explicado mais lá pra cima, acabaram virando orações baseadas na Liturgia das Horas (e não mais a Liturgia das Horas propriamente dita).

A eleição do papa Leão XIV, que buscou a inspiração para o seu nome em Leão XIII, o papa da Rerum Novarum, fez com que eu visse melhor um aspecto secundário, mas fundamental, da prática que eu adotei desde quando eu voltei a rezá-las em uma fase crítica da minha vida: fazer isso durante o trabalho.

Quando eu era faxineiro era mais fácil rezar pelo menos a Hora Média no intervalo do almoço, a distância que eu percorria de casa até o ponto de ônibus dava e sobrava para ir rezando as Laudes no caminho até o ponto de ônibus, e a tranqueira no caminho de volta da Rodoviária do Plano Piloto até Sobradinho também dava para rezar as Vésperas (e se eu quisesse, teria tempo também para rezar todo o restante da Liturgia das Horas, os quatro mistérios do Rosário com todas as jaculatórias do mundo inteiro e ainda sobraria tempo para uma missa, se eu fosse padre e um ônibus lotado fosse o lugar adequado para isso).

Agora, graças ao caráter meio imprevisível do que pode acontecer durante o meu horário de trabalho, as coisas foram ficando mais complicadas e isso foi um dos motivos que acabaram transformando a Liturgia das Horas em "orações baseadas etc".

Por isso vou aproveitar este gancho "trabalhista" do papa reorganizar mais uma vez estas orações da seguinte forma:

Os salmos serão, de segunda a sábado, respectivamente, o 8, o 90/91, o 103/104 (que não aparece na Liturgia das Horas), o 126/127, o 127/128 e o 144/145 (que aparece dividido em dois na Liturgia das Horas, mas vou rezá-lo inteiro). Eu e muita gente trabalha aos Domingos, mas vou publicá-las só de segunda a sábado. Depois do salmo, seguirá uma leitura de algum documento da Igreja, de algum texto de algum santo ou algum outro texto de alguma forma teológico sobre o trabalho, e depois desta leitura o cântico das Vésperas do dia (apesar de eu rezar no início do dia).


Início